Período abrangido: 1 a 30 de Novembro de 2024
Resumo
Maputo (MOZTIMES) – Este relatório apresenta e analisa a evolução da ameaça terrorista em Cabo Delgado durante o mês de Novembro de 2024.
Durante este período, a ameaça do terrorismo em Cabo Delgado continuou a representar um desafio crítico para os civis, as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) e os seus parceiros ruandeses. Este mês foi marcado pela continuidade de táticas terroristas dirigidas a veículos civis e militares. Os principais incidentes incluíram ataques, raptos e decapitações, destacando desafios logísticos e operacionais persistentes.
O tema central deste mês é o aumento das deserções em massa e os desafios logísticos nas Forças Armadas de Moçambique, com uma análise das causas e implicações das deserções de soldados das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), nas frentes de combate de Mucojo e Quiterajo, no distrito de Macomia, no final de Outubro. Os desertores relataram vários problemas logísticos e operacionais.
Este relatório analisa os incidentes e avalia as suas implicações para as operações de segurança e a estabilidade na região.
Incidentes-chave e Avaliações
04 de Novembro de 2024
Ajuda os autores e subscreve os conteúdos
Isto é conteúdo premium. Subscreve para leres o artigo completo
Subscreva-se
Obtém acesso a todos os nossos conteúdos Premium.Mais de 100 artigos.