Período abrangido: 1 a 31 de Outubro de 2024
Sumário
Este relatório apresenta e analisa a evolução da ameaça terrorista em Cabo Delgado, referente ao mês de Outubro de 2024.
No período em referência registou-se uma tendência crescente da ameaça terrorista na província de Cabo Delgado. Os distritos de Macomia e Mocímboa da Praia é onde houve registo de maior número de incidentes, dos quais se destacaram ataques e assassinatos de civis ao longo da Estrada Nacional Número 380, entre a aldeia de Awasse e a vila de Mocímboa da Praia; confrontos entre grupos terroristas e Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e do Ruanda; detonação de engenhos explosivos improvisados, tendo como alvos as tropas do Governo de Moçambique e do Ruanda e viaturas civis; rapto, assassinato e decapitação de cidadãos civis pelos terroristas.
A resposta do Governo foi marcada por perseguição aos grupos terroristas e alguns confrontos. Entretanto não houve um evento de grande relevo como neutralização/eliminação de líderes importantes de grupos terroristas ou assalto a importante base do Al-sunnah wa Jamah (ASWJ).
O apoio militar a Moçambique, por outros governos, conheceu importantes desenvolvimentos. Registou-se a retirada de equipamentos da Força de Defesa Nacional da África do Sul (SANDF), por via marítima a partir do porto de Pemba, podendo sinalizar o fim das aspirações da Africa do Sul de vir a estabelecer uma missão bilateral em Cabo Delgado, pelo menos a curto prazo.
O tema central do mês é a exoneração do vice-chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), General Bertolino Capitine, e as suas repercussões no combate ao terrorismo.
O General Capitine é homem do terreno e já foi comandante do Teatro Operacional Norte (TON) e goza de grande carisma dentro das FADM. Foi exonerado pelo Comandante em Chefe das FADM, Filipe Nyusi, no dia 4 de Outubro, após ter proferido uma aula pública do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano na qual criticou duramente a resposta do Governo ao terrorismo em Cabo Delgado, particularmente o “improviso e a secundarização” das FADM na estratégia de contraterrorismo do Governo.
Este primeiro Briefing Mensal da Ameaça Terrorista em Cabo Delgado - Outubro 2024 - é elaborado no mês em que os ataques terroristas em Moçambique completaram sete anos. O relatório é de acesso exclusivo dos subscritores do THE MOZAMBIQUE TIMES. Se não for subscritor, pode solicitar uma cópia através do e-mail subscriptions@moztimes.com .
Principais incidentes registados
Ajuda os autores e subscreve os conteúdos
Isto é conteúdo premium. Subscreve para leres o artigo completo