Período abrangido: 1 a 8 de Dezembro de 2024
Resumo
A situação de segurança na primeira semana de Dezembro foi marcada pela prevalência da ameaça terrorista nos distritos centrais e do sul de Cabo Delgado, acompanhada por uma escalada de atividades.
As ações terroristas variaram entre ataques às Forças de Defesa e Segurança, saques de bens da população e movimentações sem criar danos diretos. Destaca-se o confronto no distrito de Meluco, evidenciando uma expansão dos ataques para regiões centrais e sul da província, sugerindo a existência de bases transitórias ou avançadas.
Neste período, houve redução das reivindicações do Estado Islâmico dos ataques em Cabo Delgado, que se deveu à repressão dos canais de comunicação do grupo no aplicativo Telegram (o mais usado para a propaganda do EI), dificultando a propagação de suas mensagens.
O tema da semana aborda como a crise pós-eleitoral redirecionou o foco das forças de defesa e segurança — incluindo militares, polícia e serviços de inteligência — para lidar com a crise pós-eleitoral e isso está a beneficiar os insurgentes no norte de Moçambique.
Principais incidentes
02 de Dezembro de 2024
- Local: Posto Administrativo de Mieze, Distrito de Metuge
- Incidente: Terroristas (10-15 indivíduos) foram avistados por populares, deslocando-se para o sul do distrito sem realizar ações hostis.
02 de Dezembro de 2024
Ajuda os autores e subscreve os conteúdos
Isto é conteúdo premium. Subscreve para leres o artigo completo
Subscreva-se
Obtém acesso a todos os nossos conteúdos Premium.Mais de 100 artigos.