– Há alto risco de ocorrência de violência no dia da investidura, sobretudo na capital Maputo
Por Ricardo Dias
Maputo (MOZTIMES) – O Conselho Constitucional (CC) vai realizar a cerimónia de investidura de Daniel Chapo como quinto presidente de Moçambique no próximo dia 15 de Janeiro, anunciou o órgão nesta quinta-feira, em comunicado.
O CC não especifica a hora e o local do evento, mas as investiduras anteriores decorreram na Praça da Independência, junto aos Paços Municipais da cidade de Maputo.
Chapo foi declarado vencedor da eleição presidencial de 9 de Outubro, com 65% dos votos, mas a sua eleição é altamente contestada pelo segundo candidato mais votado, Venâncio Mondlane, que alega que houve fraude eleitoral.
Grupos de observação eleitoral domésticos e internacionais reportaram casos de irregularidades durante as eleições. A missão de observação eleitoral da União Europeia referiu-se a episódios de enchimento de urnas em sete províncias e à alteração injustificada de resultados.
Após o CC ter proclamado Daniel Chapo como Presidente da República eleito a 23 de Dezembro, o líder da oposição liderou uma grande manifestação de contestação. Em apenas cinco dias, os protestos resultaram em 176 mortes, 240 baleamentos, 167 detidos, vários saques, incêndios em diversas unidades policiais e sedes do partido no poder. Segundo a plataforma Decide, 278 pessoas já morreram desde o início das manifestações, em Outubro, sendo a maioria das mortes causadas por baleamentos pela polícia durante os confrontos.
O dia da investidura poderá ser marcado por manifestações populares e repressão policial violenta.
Muitos países ainda não reconheceram a vitória de Chapo e apelam ao diálogo para a resolução do conflito pós-eleitoral. (RD)