Por MOZTIMES
Maputo (MOZTIMES) -“Um obrigado muito especial a estes nossos parceiros da CIA (Serviço de Inteligência dos Estados Unidos da América)”, lê-se num cartaz de campanha eleitoral com a cores e símbolo do PODEMOS, o partido político que apoia Venâncio Mondlane, candidato presidencial independente às eleições de 9 de Ooutubro em Moçambique.
Os escritos ilustram uma foto de multidão apoiante de Venâncio Mondlane e PODEMOS, destacando-se dois homens brancos barbudos ambos com bonés. O cartaz foi circulado pelas redes sociais, sobretudo o WhatsApp, no dia 20 de Setembro, cerca de um mês após o início da campanha eleitoral.
Não se conhece o autor do cartaz, mas este tipo de informação em períodos eleitorais pode levar eleitores a acreditar que o candidato presidencial da oposição é apoiado pela CIA. Aliás, membros e simpatizantes da FRELIMO têm rotulado líderes de oposição e da sociedade civil de estar ao serviço de governos estrangeiros, para derrubar o Governo da Frelimo. Este tipo de cartaz, em momentos sensíveis como o da campanha eleitoral, pode gerar até violência política.
Ajuda os autores e subscreve os conteúdos
Isto é conteúdo premium. Subscreve para leres o artigo completo
Subscreva-se
Obtém acesso a todos os nossos conteúdos Premium.Mais de 100 artigos.