Por MOZTIMES
Pemba (MOZTIMES) – Um grupo de insurgentes atacou, na noite desta segunda-feira, a aldeia de Ntotwe, localizada no distrito de Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado. Durante a incursão, os insurgentes decapitaram um professor identificado por Moisés António Nahaje, natural de Montepuez, que lecionava na Escola Primária de Ntotwe.
Segundo fontes locais, o ataque teve lugar por volta das 20 horas, quando a maioria da população participava nas celebrações do Dia da Mulher Moçambicana, que decorriam no centro da aldeia. O professor encontrava-se na sua casa quando foi surpreendido pelos insurgentes.
O ataque ocorre num momento em que se registam movimentações de grupos armados para o sul de Cabo Delgado. No último fim-de-semana foram atacadas as aldeias de Namoro, no distrito de Montepuez, e Muaja, em Ancuabe. Em ambos os casos, houve destruição de residências, raptos de civis e relatos de permanência prolongada dos insurgentes nas zonas afectadas.
Estas movimentações poderão estar ligadas à pressão militar que as forças ruandesas têm exercido no distrito de Macomia, particularmente ao longo da Estrada Nacional Número 380 (N380), onde se têm registado confrontos com os grupos armados que actuam na região.
Até a publicação deste artigo não havia ainda um posicionamento oficial por parte das autoridades distritais ou provinciais sobre o incidente em Ntotwe. Também não foram divulgadas informações sobre o número exacto de casas queimadas ou outras possíveis vítimas.
A situação de segurança em Mocímboa da Praia e distritos vizinhos continua volátil, com novos fluxos de deslocados internos a procurarem refúgio em zonas consideradas mais seguras. (MT)