Por Ricardo Dias
Maputo (MOZTIMES) – Moçambique arrecadou cerca de 12 milhões de dólares norte-americanos em impostos no último leilão de rubis realizado pela Montepuez Ruby Mining (MRM), na Tailândia. O evento gerou uma receita total de 46,2 milhões de dólares, informou o Governo, citado pelo jornal pró-estatal “Notícias”.
As receitas provêm de 10% do imposto sobre a produção mineira (equivalente a 4,6 milhões de dólares) e de 16% do IVA (correspondentes a 7,3 milhões de dólares), segundo o Ministério dos Recursos Minerais e Energia, através da unidade de gestão do processo Kimberley, metais preciosos e gemas, durante o terceiro leilão em Banguecoque, na Tailândia.
A empresa também pagou taxas de exportação. Do montante arrecadado com o imposto sobre a produção, 2,75% serão canalizados para as comunidades onde as gemas são exploradas.
Nos últimos dez anos, a MRM realizou 22 leilões de rubis, arrecadando cerca de 1,1 mil milhão de dólares. Contudo, no último ano, a empresa registou uma redução de 20% na produção devido a avarias em um dos equipamentos e à instabilidade na região.
Em Dezembro, a MRM suspendeu temporariamente as actividades na sua mina de rubis em Montepuez, Cabo Delgado, devido a preocupações de segurança relacionadas com a escalada de violência pós-eleitoral. Um representante sénior da empresa afirmou, em entrevista, que as operações só serão retomadas quando houver um acordo político entre os actores envolvidos.
A mina de rubis é 75% detida pela Gemfields, com sede em Londres, sendo operada localmente pela MRM. (RD)