Por Stélvio Martins
Maputo (MOZTIMES) – Moçambique enfrenta sérios riscos de ser visto como um refúgio para criminosos envolvidos em actos ilícitos na área financeira devido à falta de acções concretas para combater esse mal, segundo especialistas no assunto.
Por exemplo, a aplicação de crédito ilegal “Mz Cash”, operada pela Visioncred, Lda, desafia a supervisão do Banco de Moçambique (BM). Há preocupações de que essa plataforma, disponível na Play Store há mais de seis meses, esteja ligada à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Isso ameaça perpectuar a inclusão de Moçambique na lista cinzenta do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).
A “Mz Cash” cobra taxas de juros exorbitantes. Colecta dados pessoais, como nomes, endereços e fotografias, e utiliza o banco móvel M-Pesa para conceder empréstimos. Além disso, emprega métodos coercitivos de cobrança de dívidas, incluindo visitas às residências dos clientes antes do vencimento do prazo de pagamento. Esta situação tem gerado denúncias online e deixa os usuários expostos a riscos de segurança.
Ajuda os autores e subscreve os conteúdos
Isto é conteúdo premium. Subscreve para leres o artigo completo
Subscreva-se
Obtém acesso a todos os nossos conteúdos Premium.Mais de 100 artigos.