Por Ricardo Dias
Maputo (MOZTIMES) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, nomeou esta terça-feira Américo Julião Letela para o cargo de Procurador-Geral da República (PGR), anunciou o gabinete do Chefe de Estado em comunicado.
O novo PGR é magistrado de carreira e especialista no combate ao crime organizado e transnacional.
Letela assume a liderança do Ministério Público com uma bagagem de 20 anos de experiência, tendo exercido funções como procurador em Inhambane, Gaza e Cabo Delgado, até alcançar o cargo de subprocurador-geral no Tribunal Superior de Recurso de Maputo.
Desde 2017, desempenhou o cargo de PGR-adjunto no departamento especializado em matéria criminal e, em 2022, foi nomeado diretor do Gabinete Central de Combate ao Crime Organizado Transnacional.
O novo procurador assume funções num contexto em que Moçambique enfrenta uma onda de crimes de rapto, cujas operações financeiras e mandantes se encontram, muitas vezes, no exterior, utilizando moeda electrónica.
O país também é afectado pelo terrorismo, com financiamentos internos e externos, além de ser considerado um corredor de tráfico de drogas provenientes da Ásia e da América Latina, destinadas à Europa, utilizando fronteiras nacionais.
Devido à incapacidade das agências de aplicação da lei em prevenir e combater o crime organizado transnacional, Moçambique foi colocado na lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) em Outubro de 2022.
Com a nomeação de Letela, chega ao fim o mandato de Beatriz Buchili, que já se encontrava fora do período de mandato há três meses. Existiam dúvidas sobre se o Presidente da República nomearia um novo PGR ou deixaria para o novo presidente a tomar posse a 15 de Janeiro próximo. (RD)