Por Ricardo Dias
Maputo (MOZTIMES) – O Conselho da União Europeia (UE), através do Mecanismo Europeu de Paz, acaba de desembolsar 20 milhões de euros a favor das forças de defesa do Ruanda para reforçar o seu apoio na luta contra o terrorismo na província de Cabo Delgado, anunciou hoje em comunicado o bloco europeu.
“Este apoio vai permitir a aquisição de equipamento pessoal e cobrirá os custos relacionados com o transporte aéreo estratégico, necessário para sustentar o desdobramento das tropas ruandesas em Cabo Delgado”, lê-se no documento partilhado hoje pelos 27.
As forças ruandesas estão em Moçambique desde Julho de 2021, em apoio às Forças de Defesa e Segurança locais na luta contra o terrorismo, que iniciou a 05 de Outubro de 2017.
De acordo com o comunicado que temos vindo a citar, a UE considera que a presença das tropas ruandesas no território moçambicano tem sido “fundamental para o progresso de …”, após a saída das tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM).
O desembolso destes fundos é o testemunho de apoio da UE às “soluções africanas para problemas africanos” como parte da luta global contra o terrorismo, acrescentou.
Este valor acresce-se aos anteriores 89 milhões de euros desembolsados para as FDS treinadas pela comunidade europeia no país.
A província de Cabo Delgado enfrenta uma rebelião armada desde 2017, com ataques que são reclamados pelo Estado Islâmico. Até a altura encontram-se deslocadas mais de um milhão de pessoas e terão morrido mais de 4 mil devido a esta rebelião. (RD)