– Tropas ruandesas enfrentam dificuldades para travar actividades terroristas em Macomia
Por MOZTIMES
Pemba (MOZTIMES) – Na manhã desta quinta-feira, um grupo de insurgentes realizou mais um ataque ao longo da Estrada Nacional Número 380 (N380), emboscando uma viatura de transporte público no troço entre as aldeias de Nova Zambézia e V Congresso, posto administrativo de Chai, norte do distrito de Macomia.
O ataque ocorreu por volta das 11 horas e resultou no rapto de um motorista conhecido por Shitaky Deny, que conduzia uma camioneta Canter na rota Macomia-Muidumbe.
De acordo com fontes locais, a viatura, que transportava passageiros no momento da emboscada, foi abordada pelos insurgentes que, depois de capturarem o motorista, exigiram um resgate de 40 mil meticais para a sua libertação.
Na sequência do incidente, os atacantes ficaram com o motorista e deixaram seguir a viatura com o ajudante, que acabou por provocar um acidente durante o trajecto. Um dos passageiros sofreu ferimentos graves e foi socorrido, sendo transportado para o hospital de Muidumbe. Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi transferida para o hospital distrital de Mueda, para cuidados médicos especializados.
Os insurgentes têm atacado com frequência viaturas na N380, no troço entre Macomia e Awasse, resultando em mortes, feridos e prejuízos materiais. Apesar da presença das Forças de Defesa do Ruanda na região, os ataques persistem.
Até ao primeiro semestre de 2024, havia escolta militar realizada pelas Forças moçambicanas nesse troço, mas a mesma foi interrompida sem qualquer explicação pública. Acredita-se que o contexto de manifestações pós-eleitorais obrigou o Governo a redobrar os esforços de segurança noutras regiões do país, comprometendo a protecção de Cabo Delgado.
Os ataques na N380 afectam também a economia, devido às dificuldades no transporte rodoviário de mercadorias para os distritos do norte de Cabo Delgado. (MT)