– Ataques expandem-se para o sul de Cabo Delgado após pressão de tropas do Ruanda em Macomia
– Aldeias de Ancuabe também foram atacas estes fim de semana
Por MOZTIMES
Pemba (MOZTIMES) – Grupos de insurgentes atacaram, este sábado, a aldeia de Namoro, no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado, queimando casas e raptando moradores.
De acordo com fontes locais, por volta das 16h00, homens armados entraram na aldeia de Namoro, no Posto Administrativo de Nairoto, e permaneceram no local até à manhã deste domingo. A maioria da população fugiu para a vila-sede do distrito de Montepuez, que fica a cerca de 80 km a sul do local do ataque.
A região de Nairoto é conhecida pela prática de garimpo ilegal de ouro, o que poderá estar relacionado com o interesse do grupo armado. Até ao momento, não há informações oficiais sobre vítimas mortais, nem confirmação de resposta por parte das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.
Não é a primeira vez que Nairoto é atacada pelos insurgentes. A última ocorrência foi em Fevereiro de 2023, quando os insurgentes destruíram a posição local das Forças de Defesa e Segurança.
O distrito de Montepuez é um dos principais centros económicos de Cabo Delgado, com forte actividade mineira, especialmente na exploração de rubis.
Nos últimos dois meses, os ataques armados concentraram-se nos distritos de Macomia e sul de Mocímboa da Praia, com incursões em aldeias e deslocação forçada de centenas de civis.
No entanto, o grupo deslocou-se mais para o sul. Desde a madrugada de sexta-feira, 4 de Abril, os insurgentes encontram-se na aldeia de Muaja, no Posto Administrativo de Meza, distrito de Ancuabe, onde raptaram um grupo de jovens e fizeram vários reféns.
Segundo relatos de residentes, o ataque teve início por volta das 3 horas e, até este domingo, os insurgentes continuavam a movimentar-se nas imediações da aldeia, criando um clima de medo e instabilidade.
O distrito de Ancuabe conta com uma posição das tropas ruandesas, destacadas no âmbito da cooperação militar para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
A sequência de ataques em Muaja (distrito de Ancuabe) e Namoro (Montepuez) poderá indicar uma manobra estratégica dos insurgentes para evitar confrontos directos com forças ruandesas no norte da província e alargar a sua presença a novas áreas de Cabo Delgado.
A movimentação dos insurgentes seguiu-se após confrontos com tropas do Ruanda na região norte de Macomia, numa operação que visava restabelecer a circulação na Estrada Nacional Número 380 (N380). A intervenção das tropas ruandesas resultou na desmobilização de grupos insurgentes que haviam instalado cancelas, interrompido o tráfego de veículos e raptado um transportador público ao longo da via. (MT)