Por: Moztimes
Maputo (MOZTIMES) – O candidato presidencial Venâncio Mondlane suspendeu temporariamente, esta segunda-feira, os protestos contra os resultados eleitorais, apelando aos seus apoiantes para dedicarem esta semana a orações e a luto pelas vítimas do ciclone Chido e pelas mais de 130 pessoas que morreram durante as manifestações.
A pausa nas manifestações vai durar até domingo, 22 de Dezembro, e Mondlane anunciou que os protestos serão retomados no dia seguinte, coincidindo com a prevista proclamação dos resultados das eleições gerais pelo Conselho Constitucional.
Mondlane afirmou que a decisão a ser anunciada pela presidente do Conselho Constitucional, Lúcia Ribeiro, é que ditará o futuro dos protestos.
“O Turbo V8 será anunciado pelo próprio Conselho Constitucional no dia 23 de Dezembro. Será este órgão que vai decidir se as manifestações deverão arrancar ou não, dependendo da decisão que tomar na segunda-feira. Ao arrancar o Turbo V8, ficará na história que foram os sete juízes do Conselho Constitucional que meteram o país no inferno e no precipício”, afirmou Mondlane durante a sua live no Facebook, assistida por mais de uma centena de seguidores.
Os protestos pós-eleitorais já provocaram 130 mortes, mais de três mil feridos e danos económicos estimados em 24.9 mil milhões de meticais. Empresas internacionais que actuam em Moçambique ameaçam suspender as suas actividades devido à insegurança causada pelos protestos. (M)