- As receitas de exportação de carvão, alumínio e areias pesadas diminuíram no ano passado
Por Noémia Mendes
Maputo (MOZTIMES) – As receitas de exportação de gás natural de Moçambique atingiram USD 1,5 bilhões de Janeiro a Setembro de 2024, o correspondente a um aumento de 25,1% em comparação com o mesmo período de 2023, quando as receitas estavam em USD 1,2 bilhões.
De acordo com o relatório da balança de Pagamentos do terceiro trimestre de 2024 do Banco de Moçambique, o aumento nas exportações de gás é atribuído ao aumento do volume exportado, impulsionado pelo início da produção e exportação de gás da Área 4 da Bacia do Rovuma, apesar da queda de 15% no preço médio do mercado internacional.
Os principais destinos de exportação de gás de Moçambique incluem Índia, África do Sul, China, Singapura e Coreia do Sul.
Com a descoberta de gás na Bacia do Rovuma, Moçambique se tornou um dos países com as maiores reservas de gás natural do mundo, posicionando-se como um potencial produtor e exportador. No entanto, os ataques terroristas contínuos nos últimos oito anos ameaçaram a continuidade dos projectos de gás, causando a suspensão das operações de construção da TotalEnergies e atrasando a declaração de investimento inicial da Exxon Mobil.
O relatório do Banco de Moçambique também destaca um aumento nas receitas de exportação de energia eléctrica, que cresceram em 7,2, de USD 499,2 milhões em 2023 para USD 535,3 milhões em 2024. Este crescimento resultou de uma revisão acima dos preços de exportação aplicados aos principais clientes, conforme declarado no relatório.
Por outro lado, as receitas de exportação de carvão, alumínio e areias minerais pesadas diminuíram em 7,2% e 12,4%, respectivamente.
As receitas de exportação de carvão diminuíram devido à redução da produção e aos preços internacionais mais baixos, caindo de USD 1,6 bilhões de Janeiro a Setembro de 2023 para USD 1,5 bilhões no igual período de 2024.
Segundo o relatório do banco central as razões da queda das receitas de exportação de alumínio em 2024 devem-se a questões técnicas nas fábricas que impactaram negativamente o volume de produção. As receitas de exportação de areias minerais pesadas diminuíram em USD 44,8 milhões no mesmo período, de USD 361,3 milhões em 2023 para USD 316,5 milhões em 2024, devido à menor produção mineral. (NM)