- Ossufo Momade visitou e mandou reabrir delegação provincial de Maputo momentos depois de esta ter sido encerrada pelos antigos guerrilheiros descontentes
Por Noémia Mendes
Maputo (MOZTIMES) – O conflito entre os antigos guerrilheiros da Renamo e o líder máximo do partido, Ossufo Momade, continua aceso. Nesta segunda-feira, a Renamo divulgou um vídeo nas redes sociais no qual Momade aparece a ordenar a reabertura da delegação provincial de Maputo, momentos depois de esta ter sido encerrada à força por antigos guerrilheiros descontentes com a actual liderança.
O presidente do partido visitou a delegação de Maputo, localizada no município da Matola, numa das suas raras aparições públicas nos últimos tempos. No local, declarou: “Agora a brincadeira já acabou. Não vamos permitir que isso volte a acontecer. Quero ver essa pessoa que vai encerrar as delegações”, diante de uma comitiva de cerca de uma dezena de apoiantes.
Entretanto, Samuel Faustino, representante do grupo de antigos guerrilheiros da Renamo, declarou, na manhã do mesmo dia, durante o encerramento da delegação provincial de Maputo, que o movimento vai avançar com o encerramento de todas as sedes do partido a nível nacional. “A partir de hoje, que é dia 21, podemos encerrar todas as sedes nacionais”, afirmou, acusando a liderança actual de trair os ideais da Resistência Nacional Moçambicana. Segundo Faustino, há um descontentamento generalizado com a gestão de Ossufo Momade e apelos crescentes à realização de um congresso extraordinário.
Os antigos guerrilheiros da Renamo haviam já anunciado, na segunda-feira passada, 14 de Julho, em Maputo, uma nova onda de protestos contra a liderança de Momade, incluindo o encerramento das delegações do partido em todo o país. Exigem a convocação urgente do Conselho Nacional, onde pretendem discutir a substituição do actual presidente. (NM)
















