Por MOZTIMES
Maputo (MOZTIMES) – O navio oceanográfico russo Atlantida K-1704 está em rota de regresso ao porto de Maputo, depois de ter sido alvo de um ataque armado terrorista ao largo da costa de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, no sábado, 10 de Maio.
De acordo com dados de tráfego marítimo, o navio partiu do porto de Maputo rumo ao norte de Moçambique às 17h51 do dia 21 de Março de 2025, estando agora em regresso e com chegada prevista ao ponto de partida às 08h00 do dia 17 de Maio.
Segundo informação divulgada pela Embaixada da Rússia em Moçambique na sua página de Facebook, o Atlantida K-1704 chegou a Moçambique no dia 17 de Março de 2025, trazendo a bordo especialistas russos do Instituto AtlantNIRO, especializado em investigação oceanográfica e pesqueira. Em colaboração com o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA), a missão tem como objectivo realizar estudos acústicos e de arrasto para avaliar os recursos biológicos marinhos nas águas moçambicanas.
A missão integra-se na “Grande Expedição Africana 2024–2026”, um projecto de investigação da biomassa marinha em Moçambique e de estudos expedicionários de larga escala nas zonas marítimas da África Ocidental e do Oceano Índico. Até ao momento, sabe-se que participam na missão técnicos russos e moçambicanos, num programa com duração de um mês e meio.
O ataque ao navio ocorreu por volta das 15h20 de 10 de Maio, quando o Atlantida K-1704 foi surpreendido por duas embarcações rápidas a cerca de quatro milhas náuticas a leste da Ilha Tambuzi.
Fontes de segurança indicam que os insurgentes abriram fogo contra o navio, claramente identificado como estrangeiro. A embarcação e a sua tripulação conseguiram escapar, navegando para águas profundas, fora do alcance dos atacantes.
Até ao momento, não houve qualquer pronunciamento oficial sobre o incidente. Embora insurgentes já tenham atacado pescadores nas ilhas dos distritos de Mocímboa da Praia e Macomia (Arquipélago das Quirimbas), esta é a primeira vez que o alvo é um navio de bandeira estrangeira. (MT)
















